Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

17/11/2012

‎Tuberculose Extrapulmonar



TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR


Há quem pense que a tuberculose afeta apenas os pulmões, isto não é verdade. A mycobacterium tuberculosis ou bacilo de koch pode afetar diversos órgãos além dos pulmões.

" A tuberculose pode manifestar-se em qualquer órgão à distância e é muito mais difícil fazer o diagnóstico nesses casos. Há casos de meningites, de infecções renais, hepáticas, da glândula suprarrenal e dos ossos causados pela tuberculose. Quando o bacilo atinge essa periferia, normalmente o organismo é capaz de bloqueá-lo. Por isso, é muito mais frequente a tuberculose extrapulmonar quando há uma reativação da doença e não por infecção primária. Se as defesas estiverem comprometidas como acontece, por exemplo, na AIDS, esse tipo de patologia à distância poderá aparecer logo na primeira infecção." 

A tuberculose pode afetar outros órgãos do corpo além dos pulmões, uma condição denominada tuberculose extrapulmonar, sendo os rins e os ossos os órgão mais comuns de se encontrar a tuberculose fora do pulmão.

Nos homens, a infecção também pode se instalar na próstata, nas vesículas seminais e nos epidídimos, provocando a formação de um tumor na bolsa escrotal.

Nas mulheres, a tuberculose pode causar a formação de cicatrizes nos ovários e nas tubas uterinas, levando à esterilidade.

A tuberculose renal pode produzir poucos sintomas, mas a infecção pode destruir parte do rim, espalhando-se para a bexiga.

Em alguns casos, as bactérias instalam-se nos gânglios linfáticos do pescoço podendo romper a pele e drenar pus.

É difícil estabelecer o diagnóstico correto para a tuberculose, mas nas crianças, os linfonodos podem aumentar de tamanho e comprimir os brônquios, causando uma tosse metálica podendo acarretar em colapso pulmonar.


Cuide-se!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...