Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

28/10/2013

Caminhada encerra as comemorações do Outubro Rosa


Há um ano, Eliana Fátima de Lima, 46, descobriu um pequeno nódulo no seio. Passou para cirurgia de retirada de um câncer de mama, fez sessões de quimioterapia e decidiu, ela mesma, raspar os cabelos quando estes começaram a cair. Hoje ela leva uma vida normal e faz questão de dizer às pessoas que o câncer assusta demais, mas que é preciso enfrentar os medos para superá-lo. Com os cabelos crescendo, sorriso no rosto e muita disposição para reforçar sua mensagem, Eliana participou da caminha Outubro Rosa, que em Sorocaba está na sua quinta edição e foi realizada ontem no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Mais de mil pessoas estiveram presentes nesse grande encontro para conscientização sobre a importância da prevenção para a cura do câncer de mama. Um show do cantor do Sérgio Reis marcou o encerramento da campanha ontem. 

Eliana comentou que tudo parece complicado quando se descobre um câncer. "Claro que é difícil, mas as mulheres não podem ter medo de enfrentar, menos ainda de saber o diagnóstico. É o diagnóstico precoce e o enfrentamento que pode fazer tudo ficar bem". O que foi muito importante para seu fortalecimento foi também a rede de apoio que encontrou tanto em Sorocaba quanto na internet. "Conversar com outras pessoas me ajudou e agora quero poder contar para mais gente que superei a doença". O que Eliana costuma dizer às pessoas que estão em tratamento contra o câncer é que tenham muita paciência. "O tratamento é longo e muitas vezes tão agressivo quanto a doença. Mas é preciso ter muita paciência e colocar Deus no comando".

Não só as mulheres, mas também os homens precisam ficar atentos à doença. Ao anunciar o início da caminhada - que também teve apresentações de dança, de lutas marciais e dança circular com a primeira dama de Sorocaba, Maria Inês Moron Pannunzio - a secretária de Cidadania e vice-prefeita de Sorocaba, Edith Di Giorgi, chamou atenção para um fato. "Os homens possuem glândulas mamárias e também correm o risco de ter câncer de mama", disse ela ao público presente. O casal de idosos Rubens Cardoso da Silva, 79, e Maria Apparecida Siqueira Andrade, 73, teve contato com um caso raro como esse.

"Foi há uns seis anos mais ou menos. Conhecemos um homem que tinha câncer de mama e como o cuidado médico foi tardio, ele acabou falecendo da doença", contou Rubens. Maria Apparecida teve um caso câncer de mama em mulher na sua família. "Minha irmã teve há uns anos. Ela sempre fazia exame preventivo e descobriu a doença logo no início. Foi curada e está muito bem até hoje, fazendo exames preventivos a cada seis meses". E emendou: "a gente vem aqui na caminhada fazer nossa parte e engrossar a campanha de conscientização".

A professora de ioga Maria Angélica dos Santos Oliveira, 29, foi pela primeira vez na caminhada Outubro Rosa. Primeiro para comemorar a vitória sobre o câncer de mama que sua mãe, Edna Maria dos Santos Oliveira, de 60 anos, enfrentou no ano passado. O segundo motivo foi para reforçar essa luta que ela acredita ser de toda a sociedade. "A gente nunca acha que uma doença grave vai acontecer com alguém da nossa família, até que acontece e a gente vê como é difícil", desabafou. 

"Agora, superado o problema, quero poder dizer às pessoas que façam o autoexame, que não tenham medo dos exames preventivos. Minha mãe teve o diagnóstico bem cedo e isso a ajudou. Também acho importante dizer que há uma rede de apoio aos pacientes, aqui em Sorocaba, como o Grupo Andanças e a Liga Sorocaba de Combate ao Câncer de Mama e isso foi muito bom para fortalecê-la, para ajudar a enfrentar o tratamento".

Luta de todos

Elisa Maria Neiva de Lima, psico-oncologista e coordenadora do Grupo Andanças, grupo de ajuda para pacientes com câncer e que promove a caminhada Outubro Rosa, comemorou ontem a adesão do público. "A cada ano temos mais gente participando da caminhada. Hoje (ontem), pelo número de camisetas rosa e azul que distribuímos, calculo que temos mais de mil pessoas participando, fora aqueles que participam, mas não pegaram a camiseta". Segundo Elisa, um dos pontos positivos da campanha é perceptível nos consultórios e clínicas. "A procura pelo médico aumenta, assim como o número de mamografias".

Muitos homens aderiram à campanha vestindo camisetas azuis distribuídas gratuitamente durante o evento. Um deles era Fábio Pereira da Silva, 31, analista de trade marketing. "Minha mãe teve câncer há uns anos e está bem. Uma colega de trabalho também teve. Então resolvemos vir pela primeira vez participar do evento porque achamos importante", afirmou ele, que foi acompanhado da namorada Ariane Cristina da Silva Santos, 25. Mesmo muito jovem, ela faz todos os exames preventivos. "Tenho uma prima que descobriu um câncer de mama muito nova, aos 32 anos, então acho necessário, independente de idade, o autoexame e a conversa com o médico".

Até os animais foram levados ao Parque Campolim para engrossar esse movimento. Ponciano Alves, conhecido como Poncidog, um dos fundadores do Clube Golden Retriver & Amigos de Sorocaba, foi ao evento acompanhado de amigos e dos cães dessa raça, que usavam um lenço cor de rosa, símbolo da campanha e da luta contra o câncer de mama. "Acho importante abraçar a causa e mostrar isso de várias maneiras". A menina Milena Rachid Soares, de 9 anos, foi levada por sua mãe, Juliana Rachid Soares, que aproveitou a oportunidade para sair pela primeira vez com Pérola, o cãozinho de 4 meses e que vai ser usado como terapeuta para Milena, que é cadeirante. Juliana e Milena também fizeram sua parte: foram vestidas de rosa para marcar presença também na luta contra o câncer de mama.

O Grupo Andanças, instituído há seis anos e formado por mulheres de Sorocaba e região em tratamento ou em recuperação do câncer de mama, lançou oficialmente a campanha Outubro Rosa num dia 4 de outubro, há cinco anos. A campanha ocorre simultaneamente em todo o mundo, em prol da prevenção e da cura da doença, e tem como "Masculino e feminino - O câncer de mama deve ser cuidado por todos!", com objetivo de alertar também os homens para o risco da doença. A cor rosa marca esse movimento. Mais informações sobre a entidade e o Outubro Rosa: (15) 98175-2839 ou (15) 99631-9884.

Um comentário:

Toninho disse...

Uma linda festa de fechamento Sonia e que possa aumentar a consciência para os preventivos de homens e mulheres e assim resgatar vidas.
Bela partilha amiga.
meu abraço de paz e luz e uma boa semana a você.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...