Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

29/10/2015

Psoríase é razão de uma em cada 5 consultas dermatológicas, diz estudo


Um em cada cinco pacientes que vão ao dermatologista buscaram a consulta devido a psoríase, doença que afeta 3% da população mundial, que se deve sobretudo a fatores genéticos (mais de 50%), ambientais e imunológicos.

A dermatologista do Hospital Universitário de Basurto, na Espanha, Rosa Izu, divulgou estes dados durante o XXV Congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venerologia, realizado em Copenhague.

A psoríase, que afeta 125 milhões de pessoas no mundo, tem um impacto negativo na qualidade de vida, pois produz sintomas físicos como dor nas articulações, ardência, coceira e irritação da pele.

"Não se morre de psoríase, mas ela pode amargar a existência", sublinhou Rosa Izu, que tem a doença, "bastante controlada graças a medicamentos".

A dermatologista apontou que a maioria das pessoas com psoríase (80%) sofrem de uma forma leve da doença, com marcas nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo, e "têm que estar continuamente se hidratando".

Raquel Rivera detalhou que "há pessoas com psoríase complexa que não respondem ou deixam de responder aos tratamentos que temos até agora, por isso o surgimento de novos fármacos oferece novas oportunidades".

Uma das principais novidades do congresso foi o secukinumab, um fármaco que permite um clareamento da pele nos pacientes com psoríase.

Segundo Rivera, é o primeiro fármaco biológico que bloqueia a interleuquina, uma das 12 proteínas que atuam como mensageiras entre as células imunes que combatem as infecções.

Jordi Valls acrescentou que este fármaco é de uso exclusivo hospitalar e já foi aprovado pela Agência Europeia de Remédios em 18 países da União Europeia.

Este tratamento, aplicado com injeções subcutâneas, "mudou o conceito sobre esta doença para o dermatologista" porque a artrite psoriásica não desaparece, mas pode ser controlada.

As complicações da psoríase são decorrentes da cronicidade. "Nestes pacientes aparecem escamas, eles têm dor e sua qualidade de vida é mais baixa, semelhante à das pessoas com doenças cardiovasculares, câncer e depressão", ressaltou.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...