Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

07/11/2011

Cancrum Oris: NOMA


Noma também conhecida como cancrum oris ou estomatite gangrenosa,é uma doença gangrenosa levando o tecido à destruição da face, especialmente a boca e bochecha .

Causas 
Noma é uma infecção polimicrobiana oportunista que ocorre durante períodos de comprometimento da função imune. Fusobacterium necrophorum e Prevotella intermedia são considerados atores-chave no processo e interagir com um ou mais outros organismos bacterianos (como Borrelia vincentii , Porphyromonas gingivalis , Tannerella forsynthesis , Treponema denticola , Staphylococcus aureus , e não hemolítica Streptococcus spp).

Os fatores predisponentes relatados incluem:
Má higiene oral
Falta de saneamento
Água imprópria para consumo
Proximidade com unkempt gado
Doença recente
Malignidade
Desnutrição e Desidratação
Distúrbio de imunodeficiência,incluindo AIDS
Noma foi observada em campos de concentração nazistas na Segunda Guerra Mundial , e foi estudada por Josef  Mengele . Em muitos casos, uma doença debilitante recentes (geralmente o sarampo e, por vezes herpes simplex , varicela (catapora), escarlatina , malária , tuberculose , gastroenterite , e broncopneumonia ) precede o aparecimento de noma, bem como câncer, como leucemia .Em muitos casos, a infecção começa como gengivite ulcerativa necrosante (NUG). Apresentação precoce não é clara quanto noma é muitas vezes assim progrediu na apresentação inicial.

Noma, ao contrário da maioria das infecções, é capaz de se espalhar através de barreiras anatômicas como o músculo.

No mundo desenvolvido, noma praticamente desapareceu, exceto para um caso ocasional relacionadas com condições imunossupressoras, como a infecção pelo HIV , síndrome da imunodeficiência combinada grave, ou intensa terapia imunossupressora .A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a incidência global anual a ser aproximadamente 140.000, dos quais 100 mil estão entre 1 e 7 anos de idade e que vivem na África sub-saariana 
Apresentação e prognóstico.

As membranas mucosas da boca desenvolver úlceras , e rápido, indolor degeneração do tecido se segue, o que pode degradar tecidos dos ossos do rosto.

Em uma condição às vezes chamado noma pudendi , noma também pode causar danos nos tecidos para os genitais.

A doença está associada com alta morbidade e mortalidade e afeta principalmente crianças com menos de doze anos de idade nos países mais pobres da África . Crianças na Ásia e alguns países da América do Sul também são afetados. A maioria das crianças que contraem a doença está entre as idades de dois e seis anos de idade. A OMS estima que 500 mil pessoas são afetadas, e que 140.000 novos casos são relatados a cada ano.Estimativas afirmam que 80-90% dos casos noma morrer da doença. 
Tratamento 
Conhecida na Antiguidade aos médicos, como Hipócrates e Galeno , noma era uma vez relatados em todo o mundo, incluindo Europa e os Estados Unidos . Com a melhoria na higiene e alimentação, noma desapareceu dos países industrializados desde o século 20, exceto durante a Segunda Guerra Mundial , quando foi endêmica para Auschwitz e Belsen campos de concentração.A doença e os tratamentos foram estudados por Berthold Epstein , um checo médico preso que havia recomendado o estudo de Josef Mengele ,o médico nazista.

A progressão da doença pode ser interrompida com o uso de antibióticos e nutrição melhorada, no entanto, seus efeitos físicos são permanentes e podem exigir cirurgia plástica reconstrutiva para reparar. Reconstrução é geralmente muito difícil e deve ser adiada até a recuperação total (geralmente cerca de um ano após a intervenção inicial).

Crianças e outros sobreviventes de noma na África são ajudados por algumas Organizações  Internacionais de Caridade.Há um hospital dedicado em noma da Nigéria , a Noma Children Hospital Sokoto, composta por residentes e visitantes equipes médicas. Em outros países, como Etiópia , instituições de caridade internacionais trabalham em colaboração com o local do sistema de saúde para fornecer complexa cirurgia reconstrutiva que pode devolver funções faciais, tais como comer, falar e sorrir.

Equipes de médicos voluntários vindos do exterior muitas vezes são necessários para apoiar a capacidade local para enfrentar os casos mais graves, que podem ser extremamente desafiador até mesmo para seniores cirurgiões maxilo-faciais . Em 10 de Junho de 2010, o trabalho voluntário de cirurgiões como foi apresentado em um UK BBC2 documentário apresentado por Ben Fogle intitulado "Faça-me um novo rosto - Esperança para África ". As crianças escondidas"


 01

02

03

04

05

06

07
***Alguém imaginava ou conhecia situações tão graves? É...a vida não é apenas flores. Ela até pode ser apenas flores para alguns, mas para outros ela parece ser apenas espinhos. 
Fonte: NOMA
Leia, Estude, Pesquise e
CUIDE-SE. 


Leia:
MISSÃO DO BUDISMO

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...